Imagine-se nesta situação. Seu chefe lhe dá um projeto com um prazo difícil. Ele diz a ela que a atividade é importante e precisa ser feita, mas não explica mais do que isso. Você está trabalhando dia após dia para concluir o projeto, mas continua tendo contratempos. Você não tem dinheiro suficiente para comprar ferramentas essenciais e percebe que não tem tempo suficiente para concluir o projeto. 

Você sente que o projeto está além de suas habilidades. Ele está estressado e se sente um fracasso. Você tenta dizer isso ao seu chefe e ele apenas responde com “conserte”. Você sai do escritório mais frustrado do que quando chegou. Esse sentimento se infiltra lentamente em outras áreas do seu trabalho.

Esta situação é muito comum nos locais de trabalho, sendo muitas vezes uma das principais causas da diminuição do moral e da motivação dos colaboradores. O pior é que essa desconexão poderia ter sido evitada se o chefe tivesse dado os seguintes passos: 

1.Crie um trabalho significativo

O chefe cometeu um grande erro ao não explicar por que o projeto era importante para a empresa e o papel que o funcionário tinha no resultado da empresa. Ao atribuir um novo projeto ou responsabilidade, certifique-se de comunicar a importância de sua função para o resultado da meta da empresa. Dar significado aumenta a motivação, pois as pessoas sentem que seu trabalho é valioso e que fazem parte do sucesso da empresa.

2. Oferecer treinamento e coaching

Em vez de dizer ao funcionário para “consertar”, use isso como uma oportunidade para treiná-lo nas melhores práticas. Alocar tempo com antecedência para treinar o indivíduo; isso pode melhorar as capacidades do funcionário, o que aumenta o moral e o comprometimento. 

Se você deixar os funcionários se esforçarem demais, eles podem começar a questionar se são ou não adequados para o trabalho e começar a procurar fora de sua empresa uma posição que corresponda melhor às suas habilidades.

3. Forneça os recursos certos. 

Um dos maiores erros que um chefe pode cometer é preparar um funcionário para o fracasso por não fornecer os recursos certos. No exemplo acima, o funcionário não tinha tempo ou orçamento para concluir o projeto com sucesso. Certifique-se de examinar os desafios que um funcionário pode enfrentar e encontrar soluções para ajudá-los a superar obstáculos e comunicar possíveis desafios que possam enfrentar.

Ao fornecer os recursos certos, você está preparando o funcionário para o sucesso, o que aumenta sua motivação, pois ele sente que tem todos os recursos necessários para fazer bem o trabalho.

4. Ouça

No exemplo acima, o funcionário tentou apresentar seus desafios ao chefe, mas foi ignorado. Se os funcionários sentirem que seus desafios não são ouvidos ou não são válidos, sua frustração aumentará e seu moral cairá. Ouça sem tentar responder e coloque-se no lugar deles. Desça ao nível dele e mostre a ele que vocês enfrentam o desafio juntos. Seu apoio pode aumentar o engajamento, pois o funcionário sente que tem um chefe que se preocupa com ele. Acesse também: beeworkrp.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui