Hacker usando computador

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog TecnoPush.

Hacker usando computador

Os ataques virtuais estão cada vez mais sofisticados e ameaçadores, oferecendo graves riscos aos usuários. Mas, o que muitos internautas não sabem, é que o perigo pode vir de outros países, através de golpes envolvendo vírus e ransomwares.

Os cibercriminosos conseguem acessar suas informações de outras regiões do mundo, ampliando o alcance dos ataques.

Ou seja, seus dados podem cair nas mãos de um hacker mal intencionado que realiza suas operações na Rússia por exemplo, como é o caso do grupo intitulado DarkSide.

Então, vamos entender melhor como esses grupos operam e o que você pode fazer para proteger seu computador.

Confira!

Os Ataques Virtuais dos Hackers Mundiais

Os ataques do tipo ransomware colocam em risco a integridade das informações dos usuários, empresas e órgãos governamentais.

Atualmente, até mesmo as ONGs são alvo dos criminosos. O problema é grave e traz à tona as vulnerabilidades relacionadas à cibersegurança encontradas em sistemas, programas e plataformas digitais.

O DarkSide, por exemplo, é um grupo russo que realiza ataques a diferentes corporações, inclusive, a grandes empresas dos Estados Unidos, como o caso da Colonial Pipeline. No começo deste ano, hackers mal intencionados invadiram o sistema e roubaram mais de 100 GB de dados da gigante do setor petrolífero.

O prejuízo teve reflexo até no preço do combustível, causando inúmeros transtornos. A fim de restabelecer a conexão e devolver o acesso para a empresa, os hackers exigiram uma quantia milionária como pagamento.

Pessoa segurando rolos de notas de dólares

Em outro golpe, o mesmo grupo sequestrou as informações de uma editora da área de educação e ameaçou deletá-las se a mesma não pagasse o resgate, algo em torno de US$ 1,75 milhão.

Em alguns casos, os cibercriminosos se juntam a outros para realizar ataques ainda mais devastadores, gerando um clima de insegurança digital.

Com e-mails e arquivos maliciosos, eles conseguem invadir sistemas e roubar dados sigilosos de qualquer lugar do mundo, organizando ataques a empresas e governos que sejam contrários aos seus interesses.

Como Proteger Seu Computador dos Ataques Virtuais

Com práticas simples porém eficientes de prevenção, é possível manter suas informações longe das ameaças online.

Para proteger o seu computador das ameaças virtuais:

  • Atualize o sistema operacional do dispositivo: dessa forma, os programas conseguem corrigir erros e falhas na segurança
  • Instale o melhor antivírus para computador em sua máquina: a BitDefender possui a solução ideal para impedir o acesso a seus dados, com proteção em tempo real contra vírus e ransomwares, prevenindo ataques de phishing e fraudes online.
  • Reforce suas senhas: é fundamental para garantir a integridade de suas informações. Utilize símbolos, letras maiúsculas e minúsculas, e crie combinações exclusivas e complexas para cada conta.

Essas foram algumas dicas que podem ajudar a proteger o seu computador contra ataques virtuais de outros países.

Portanto, fique atento e cuide o quanto antes das informações e dados do seu desktop.

Quer saber mais sobre como proteger seu computador contra as ameaças online? Deixe um comentário!

Imagem: Pexels (Sora Shimazaki; Tima Miroshnichenko).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui