Início Dicas Chatbots no Facebook Messenger: 5 exemplos de como seu restaurante pode aproveitá-los

Chatbots no Facebook Messenger: 5 exemplos de como seu restaurante pode aproveitá-los

O termo Chatbot pode soar como uma tecnologia muito moderna e avançada, mas a realidade é que suas aplicações. Funções e usos são mais simples do que parecem e aplicá-los em seu restaurante pode trazer múltiplos benefícios.

Seu boom e aplicações cresceram nos últimos anos e há cada vez menos dúvidas de que seu uso pode beneficiar muitas indústrias, mas vamos começar este artigo respondendo:

O que é um chatbot? 

Um chatbot ou bot de conversação é um programa que simula uma conversa “real” com uma pessoa.

Fornecendo respostas automáticas a perguntas e comentários feitos pelo usuário. A conversa geralmente é estabelecida por texto e usa inteligência artificial. 

A indústria de restaurantes está tradicionalmente atrasada no marketing digital e tem demorado a adotar novas tecnologias para atrair mais clientes. 

Muitos poucos restaurantes podem se considerar sortudos por sua incrível comida e serviço gerar boca a boca suficiente para manter suas mesas completamente cheias, mas a realidade é que a grande maioria não pode. 

É aqui que os chatbots no Facebook Messenger podem desempenhar um papel importante para aumentar as vendas, melhorar o atendimento ao cliente e atrair mais clientes para o seu restaurante.

1.- Dê atenção 24/7

Um chatbot pode responder a todas as perguntas frequentes do seu restaurante a qualquer hora do dia, seja de manhã cedo ou à noite.

Isso pode ajudá-lo a economizar tempo respondendo às mesmas perguntas repetidamente e seus clientes ficarão impressionados com o serviço rápido e eficiente. 

Você pode configurar seu chatbot para responder a todos os tipos de solicitações e perguntas.

Quer peçam seu horário de funcionamento, a filial mais próxima ou o cardápio, um chatbot poderá fazer esse trabalho tedioso para você.

2.- Gerencie suas reservas e receba pedidos

Lidar com reservas e receber pedidos por telefone pode se tornar extremamente cansativo, principalmente em dias de muito movimento em seu restaurante.

Um chatbot pode ajudar sua equipe e clientes a facilitar a execução dessas tarefas.

Eles podem entrar na caixa de entrada do Facebook Messenger e verificar os horários disponíveis para agendar sua reserva a qualquer hora do dia sem precisar pegar o telefone e esperar na fila.

Um chatbot pode ajudá-lo a terminar essas tarefas tediosas e garantir que as reservas e pedidos sejam 100% eficazes.

Não se esqueça que os restaurantes são empresas de serviços e reduzir o número de erros pode ajudar a melhorar a retenção de clientes e evitar problemas na operação.

3.- Oferecer descontos e promoções

Mesmo que as pessoas fiquem incomodadas com ligações ou e-mails promocionais.

As mensagens de texto são lidas em média 5 segundos após serem recebidas com uma taxa de abertura de 99%.

Aproveitando isso, com um chatbot você pode enviar cupons e promoções aos assinantes de forma automática e o melhor de tudo, eles podem ser personalizados.

Por exemplo: Se um cliente perguntou o horário de funcionamento de uma determinada agência, você pode enviar promoções e conteúdo relevante sobre esse local específico.

Ou imagine que um cliente lhe perguntou sobre a carta de vinhos. Seu chatbot pode notificá-los sobre os próximos eventos e degustações, ou avisá-los quando você tiver uma rolha grátis.

4.- Melhore sua reputação online

A maioria dos clientes modernos usa avaliações online para tomar uma decisão sobre qual restaurante visitar.

Se o seu restaurante já tem um ótimo serviço e comida, a peça chave que você precisa é fazer com que seus clientes deixem um comentário sobre sua experiência.

É aqui que um chatbot pode entrar: você pode automatizá-lo para pedir às pessoas que reservaram ou fizeram pedidos com o bot para avaliar sua experiência ou deixar uma avaliação no Google Meu Negócio e em suas redes sociais.

5.- Promova seu programa de fidelidade

Se você tem um programa de recompensas ou fidelidade em seu restaurante, mas seus clientes não estão cientes dele e de como ele funciona, você está perdendo uma grande oportunidade de receber visitas repetidas.

Com um chatbot, você pode enviar todos os detalhes do seu programa pelo Facebook Messenger.

Seu chatbot pode apoiá-los para se inscrever no programa e ver as recompensas e benefícios que eles acumularam.

Você pode até enviar um lembrete caso eles tenham uma recompensa que não tenham resgatado e incentivá-los a visitá-lo para trocá-lo.

Dicas para criar um chatbot eficaz para o seu restaurante

Embora existam muitos aplicativos diferentes para criar chatbots, o Chatfuel e o Manychat são os mais famosos e simples com os quais trabalhamos.

O melhor de tudo é que ambos têm um plano gratuito com o qual você pode acessar quase todos os recursos que recomendamos neste artigo.

Estas são algumas dicas para conseguir aplicar um chatbot de forma eficaz no seu restaurante:

Escolha o tom de comunicação certo para o seu bot

Seu chatbot pode ser o primeiro canal de comunicação que um comensal tem com seu restaurante antes de visitá-lo.

É por isso que a maneira como você responderá deve refletir o conceito e a atmosfera do seu restaurante.

Se você é um restaurante sofisticado, o uso de emojis e palavras casuais provavelmente não se aplica. Você terá que dar um tom mais formal e sofisticado.

Considere como você gostaria que a equipe atendesse os clientes e interagisse com os clientes e, em seguida, crie um chatbot que reflita o mesmo.

Mantenha sua equipe atenta

Embora o objetivo de ter um chatbot em seu restaurante seja economizar tempo de sua equipe, isso não significa que eles devam ser completamente esquecidos.

Prepare sua equipe para que, caso o bot não possa responder a uma pergunta ou receba uma reclamação que deva ser tratada imediatamente, eles fiquem atentos.

Dê a conhecer

Depois de ter seu chatbot pronto para operar, não hesite em lançar uma campanha para torná-lo conhecido.

Nem o melhor chatbot do mundo te dará resultados se as pessoas não interagirem com ele.

Você pode postar em suas redes sociais que acaba de lançar um chatbot com a intenção de melhorar o atendimento ao cliente, fazer reservas ou conhecer seu cardápio.

Se você está pronto para aumentar as vendas, melhorar o atendimento ao cliente e atrair mais clientes para o seu restaurante, um chatbot é a ferramenta que o ajudará a conseguir isso.

Hoje é o momento perfeito para começar a construir um chatbot para alimentar seu restaurante.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: