Início Geral Como organizar um casamento vintage? – Confira nossas dicas!

Como organizar um casamento vintage? – Confira nossas dicas!

Como organizar um casamento vintage?
Como organizar um casamento vintage?

Como organizar um casamento vintage? Um casamento vintage é uma das escolhas mais procuradas pelos noivos atualmente, mas muitos não sabem o que realmente significa fazer um casamento neste estilo. Há muita confusão em torno do termo “vintage” e é necessário primeiro esclarecer essa palavra e entender o que realmente significa.

Neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas interessantes sobre o assunto para quem está buscando um tipo diferente de tema para seu matrimônio. Com dicas, iremos ilustrar como organizar um casamento vintage, além de explicar o que exatamente esse termo significa. Quer saber mais? Então leia conosco, vamos lá!

O que significa o termo “Vintage”?

A palavra “Vintage” deriva do antigo “Vendange” francês (que, por sua vez, deriva da palavra latina “vindēmia”), indicando em um sentido genérico os vinhos vintage. Este termo é utilizado em vários campos, desde objetos a roupas, de acessórios de moda a muito mais e é um atributo que define a qualidade e o valor de um objeto usado ou produzido pelo menos vinte anos antes do momento presente.

Saber como organizar um casamento vintage requer muita pesquisa e muita atenção a cada pequeno detalhe, não significa simplesmente montar um local com coisas antigas encontradas aqui e ali, não basta ir às compras na feira e decorar a área da recepção com tudo o que foi encontrado ou emprestado dos avós e tios.

É preciso uma atenção muito cuidadosa aos detalhes e embora possamos nos permitir misturar muitos elementos diferentes e o uso de vários materiais, eles devem ser capazes de se harmonizar para obter um resultado perfeito e não um olhar de reprovação com objetos vazios e feios.

Portanto, é necessário que você tenha em mente o verdadeiro significado do termo e que identifique imediatamente a última década na qual deseja se inspirar. Serão os anos 20? Década de 1950? Anos 70? O importante é que você decida isso desde o primeiro ponto, pois muitos dos subsequentes dependerão dessa escolha.

O local perfeito para um casamento vintage

Depois de identificar o estilo de casamento que deseja alcançar, a escolha do local será um dos passos mais importantes a serem dados. Neste caso, estamos falando de um casamento vintage, pelo que o local terá de nos deixar respirar este ar retro e mergulhar numa outra época.

Por isso o local ideal poderia ser um bairro histórico, uma nobre casa no campo, uma casa imersa no verde ou mesmo em uma vila antiga, o importante é que tenha uma alma para contar, que seja capaz de transmitir uma aura um pouco vivida, de outros tempos.

Como organizar um casamento vintage? Quais cores usar em um casamento vintage?

Como organizar um casamento vintage?

As cores indicadas para um casamento vintage são todos aqueles tons levemente “sujos” e poeirentos que já nos contextualizam em um fascínio retro, como tons de marfim, branco leite, branco seda, creme, areia e bege.

Devem-se evitar cores muito brilhantes e usar tons mais delicados e românticos, como rosa pó, lavanda, azul pó, cinza pedra, verde musgo e verde oliva, até tons mais escuros como marrom chocolate ou marsala, perfeitos para casamentos vintage nos meses de outono e inverno.

Como organizar um casamento vintage? Decorações de casamento vintage

Como organizar um casamento vintage? Os elementos que você pode usar para dar vida a um casamento vintage não serão objetos de segunda mão trivialmente antigos, mas devem ser escolhidos com cuidado e devem transmitir uma experiência vivida.

Devem ser objetos que contenham uma história para contar e que transportem seus convidados para outra era, fazendo-os viajar com a imaginação. Serão bugigangas, utensílios ou objetos decorativos, como:

  • Livros velhos;
  • Caixas de lata;
  • Gramofones;
  • Baús e malas;
  • Máquinas de escrever;
  • Telefones antigos;
  • Câmeras antigas;
  • Espelhos e molduras velhas;
  • Garrafas trabalhadas em cristal;
  • Lâmpadas velhas;
  • Chaves e relógios;
  • Bicicletas vintage;
  • E assim por diante.

Mas também móveis de verdade, como:

  • Penteadeiras com espelhos;
  • Poltronas e sofás antigos;
  • Entre outros.

São elementos que, dentro do seu casamento, vão criar recantos sugestivos e vão evocar este estilo vintage tão querido, intemporal e em constante crescimento. Um estilo que em nossa opinião está entre os mais chiques de sempre, invariavelmente repleto de elegância e classe.

Como organizar um casamento vintage? Flores vintage para casamento

Como organizar um casamento vintage? Para além de todos os elementos decorativos inseridos no local, é absolutamente impossível ignorar as decorações florais, que pelo contrário terão uma grande importância para realçar o aspecto romântico deste estilo e realçar a sua elegância, combinando até mesmo com a sua aliança.

Além das cores suaves e neutras, como branco marfim, creme e cinza, acrescente cores pastéis como rosa em pó, lavanda, verde menta e damasco, principalmente se o casamento for durante a primavera ou no verão.

Como flores, opte pelas rosas que, pelo seu look ligeiramente retro, luxuriante e cheio de pétalas, serão perfeitas para o seu casamento vintage, opte também pela elegância das peônias ou hortênsias ou, para um tom mais natural e simples, opte pelas flores silvestres como camomila, campânula e astrantia.

Como organizar um casamento vintage? Vestido de noiva estilo vintage

Como sempre, grande importância será dada à escolha do vestido de noiva, pois deverá ser fiel ao estilo vintage que você escolheu para o seu casamento, combinando perfeitamente com o charme retrô que será recriado para aquele dia, mas, acima de tudo, passando então a definir com maior precisão o período histórico a que decide se referir: anos 20, 30, 50, etc.

Muitas mulheres, especialmente românticas e apaixonadas pelo autêntico estilo vintage, reabrem baús velhos no sótão e trazem à luz o vestido de noiva da família, da mãe ou mesmo da avó, ou vão em busca do próprio vestido de noiva em lojas especializadas em vestidos vintage. Certamente será necessário mandá-lo consertar por uma excelente costureira, mas o resultado final será esplêndido.

O que acabamos de descrever obviamente não é o único caminho a percorrer, no sentido de se podem encontrar muito bem roupas novas com um charme vintage, ou seja, que refletem esse estilo, mas feitas com materiais e tecidos mais modernos. Você pode ver fotos para ter mais ideias para seu vestido em aplicativos como o Pinterest.

Como organizar um casamento vintage? Buquê de noiva de casamento vintage

Para o seu buquê de noiva, mande fazer um pequeno, íntimo e romântico, concentre-se nas flores sazonais com cores delicadas e depois adicione algumas decorações de inspiração vintage.

Cuide bem dos menores detalhes, enriquecendo-o talvez com finos fios de pérolas ou algumas plumas, e, ao invés de forrar o caule com a clássica fita de cetim, embrulhe em um pouco de seda clara ou cubra com rendas.

Essas foram as nossas ideias de como organizar um casamento vintage. Lembre-se de que são apenas dicas, ou seja, elas podem ser usadas ou alteradas de forma completa. O importante é que seu casamento siga aquilo que espera, que tenha um toque de sua personalidade e que se torne um momento inesquecível não só para os noivos, como também para os convidados. Até a próxima!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: