Início Notícias Tudo o que você precisa saber sobre o Google Search Console!

Tudo o que você precisa saber sobre o Google Search Console!

Como melhorar minha posição no Google

O Google Search Console ou apenas o GSC, é uma ferramenta que permite que o usuário analise como o Google tem mantido uma interação com os seus sites.

Essa é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google para que tanto desenvolvedores quanto outros profissionais consigam realizar o monitoramento de eficiência que sites e páginas estão tendo dentro do Google.

Além disso tudo, a ferramenta ainda disponibiliza dicas de como realizar uma melhor performance da página para que ela consiga se destacar mais dentre os resultados.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre o funcionamento e como ela tem ajudado, continue lendo este conteúdo.

Para que serve o Google Search Console?

O Google Search Console é uma plataforma oferecida pelo Google aos administradores de sites, para que possam realizar um acompanhamento e ter uma melhor visibilidade de suas páginas no buscador.

Em resumo, é uma ferramenta muito útil que te ajuda a garantir que seu domínio seja encontrado e indexado de forma correta para que possa aparecer nas buscas dos seus possíveis clientes.

Para quem preza por mapear e medir a eficiência do endereço e como ele interage com o Google, é fundamental. Este é então um recurso essencial para ações que necessitem de um aumento de performance e abre caminho para que o tráfego seja maior.

Claramente, este recurso está entrelaçado com o desenvolvimento de estratégia de SEO. Com uma variedade imensa de recursos, é possível que se tenha uma ideia melhor de como seu site será visto nas buscas e dessa forma, você pode encontrar possíveis problemas, otimizar o conteúdo e desenvolver melhores estratégias para eficiência da página.

Qualquer usuário que tenha interesse nesta ferramenta pode utilizá-la. Basta que se tenha uma conta no Google. Porém, é necessário ter um pouco de conhecimento técnico para saber como as buscas na internet e os sites funcionam.

Além disso, a plataforma disponibiliza também ferramentas para que você tenha acesso à estrutura interna das páginas, fator interessante para quem deseja aprimorar as páginas por meio das informações obtidas.

Como o Google Search console funciona?

Para que se possa entender o funcionamento da ferramenta, é necessário que se vá fundo nela. É preciso que se explore bastante, pois há diversas ferramentas, opções e funções.

Em resumo, o GSC tem ferramentas e relatórios que auxiliam você a achar problemas que estejam presentes em seu site para que você os corrija. Assim, o público pode achar e acessar mais facilmente sua página.

Na prática, tudo isso pode te oferecer:

  • Mais agilidade quando a página for carregada;
  • Melhor compreensão sobre onde vem o tráfego;
  • Identificação e correção de defeitos no código HTML rapidamente;
  • Melhora na estratégia de backlink;
  • Impulsionamento de linkagem interna;
  • Mudanças importantes de SEO para que se possa rankear melhor as páginas;

Dentre os principais recursos que o GSC possui para que você melhore seu SEO, alguns dos relatórios que ele disponibiliza são:

  • Index report: avalia o quanto a indexação está bem no Google;
  • Overview report: fala sobre o desempenho por completo de seu site;
  • Inspeção URL: diz sobre quais são as páginas que funcionam dentro de um ponto de vista técnico;
  • Relatório de desempenho: diz sobre como suas páginas estão funcionando;
  • Link report: faz o uso de seus links externos e internos;

Qual a importância dessa ferramenta para o SEO e tráfego orgânico?

Sabemos que a maior parte dos conteúdos de blog produzidos por uma empresa, tem como objetivo atrair tráfego orgânico. Por se tratar de uma estratégia a longo prazo, ela deve ser muito bem pensada e estruturada para mostrar resultados.

Sendo assim, é necessário que se use as ferramentas do SEO de qualidade para que possa haver um bom ranqueamento da página e isso chegar até o público.

Como o GSC ajuda a resolver questões que possam estar impedindo esse rankeamento de acontecer, automaticamente ele acaba ajudando bastante dentro da estratégia de SEO.

Dessa forma, é possível obter um melhor desempenho das páginas e um melhor aproveitamento das estratégias. O GSC é uma ferramenta que tem cada vez mais importância para que se possa medir a eficiência de um site e encontrar informações que passem a refletir de maneira determinante como uma página se comporta.

O aprimoramento é a chave principal para quem usa a ferramenta e quer ter um bom desempenho com o SEO.

Como começar no Google Search Console?

O primeiro passo a ser dado é configurar sua conta e conhecer quais recursos a plataforma oferece. A três principais funcionalidade do GSC são:

  • Search traffic;
  • Search appearance;
  • Google Index;
  • Problemas de segurança;

O primeiro entrega informações de suma importância sobre o que as pessoas estão procurando no Google e o que as leva clicar ou não em um site. Aqui há inúmeras ferramentas que você pode fazer uso.

A segunda funcionalidade diz respeito à análise e as otimizações que você precisa fazer para que possa melhorar o modo como seu site irá aparecer dentro das buscas online.

Já o Google index fornecerá todas as páginas indexadas, removidas e bloqueadas pelo Google. Assim, você pode ter um controle melhor sobre o que está acontecendo e agir rapidamente em prol da melhoria do site.

Nos problemas de segurança, você notará imediatamente se o seu site sofreu algum tipo de invasão ou infecção de malware. Enfim, a ferramenta é completa para que você possa cuidar e desenvolver melhor o seu site.

Investir nela é crucial se você quer obter melhores resultados e um crescimento orgânico de qualidade.

Conclusão

Agora que você sabe melhor sobre a ferramenta e conseguiu entender o seu funcionamento, se você ainda está na dúvida sobre o seu uso não perca tempo e vá aproveitar ao máximo essa ferramenta.

Além disso, se você deseja uma ajuda mais profissional e deixar essas questões mais técnicas nas mãos de profissionais especializados em back-end.

Temos a equipe ideal de funcionários prontos para ajudar a atingir as suas necessidades. Faça seu orçamento e descubra o que podemos fazer por você!

Gostou deste conteúdo? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe-o com mais pessoas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: