inteligência_artificial

A inteligência artificial está ganhando cada vez mais espaço na sociedade, sendo usada em diversos setores. Mas o que é essa tecnologia e para que serve? 

Neste artigo, você vai descobrir as principais informações do assunto. Então, leia até o final!

IA é uma tecnologia moderna que tem a capacidade de fazer computadores conseguirem lidar com problemas complexos e tomar decisões rápidas. A mesma pode ser usada, por exemplo, para simular o comportamento humano em situações do cotidiano ou automatizar procedimentos mais difíceis.

Dessa forma, as pessoas podem realizar atividades complexas de maneira rápida, o que traz mais produtividade e eficiência nos trabalhos.

O que é inteligência artificial?

Embora muitos ainda não saibam o real significado da palavra, esse recurso tem sido cada vez mais usado na sociedade atual. Inclusive por você que lê esse conteúdo. 

IA é uma tecnologia que faz com que os computadores sejam capazes de realizar tarefas fáceis ou complexas como tarefas na área de contabilidade, sem a necessidade de trabalho humano. E normalmente isso é possível apenas com um simples comando.

Você já fez uma busca por voz no Google? Pois bem, esse é um exemplo prático de utilização da inteligência artificial no dia a dia das pessoas. 

Também podemos citar os softwares que criam textos para o marketing atual, sem a necessidade de uma pessoa para digitar. 

Os criadores dessas plataformas utilizam dessa tecnologia para agilizar o processo de criação de textos, copy, ideias de posts, etc.

Atualmente, diversas empresas têm se empenhado na implementação de ferramentas baseada em IA para automatizar várias tarefas.

Portanto, podemos dizer que a inteligência artificial é um ramo da ciência que estuda formas de que as ferramentas computacionais possam realizar atividades humanas sozinhos. 

Quando surgiu a inteligência artificial?

A inteligência artificial começou a surgir justamente no período da Segunda Guerra Mundial. Sendo que a IA teve como os principais idealizadores Hebert Simon, John McCarthy, Allen Newell e alguns outros cientistas da época.

Dessa forma, todos os homens que se empenharam nesse estudo tinham um desejo em comum, que era criar máquinas que tivessem a capacidade de pensar e agir semelhante à dos seres humanos.

E aos poucos essa tecnologia foi ganhando espaço. Sendo que em 1956 foi criado um local para estudo da IA. Afinal, o principal objetivo seria desenvolver novas criações.

Já no ano de 1964 foi criado o primeiro chatbot, que teve o nome de Elisa. Sendo assim, esse seria o maior passo dessa tecnologia até aquele momento.

Dessa forma, a IA foi se aperfeiçoando ano após ano, sendo que a partir de 2016, a tecnologia passou a fazer parte do nosso cotidiano.

Afinal, surgiram diversos softwares e equipamentos inteligentes para agilizar procedimentos, seja em tarefas pessoais ou empresariais.

IA nos dias atuais

Diversas empresas utilizam a inteligência artificial a fim de entregar um melhor serviço ao consumidor. Outras para tornar o atendimento mais ágil e obter maior satisfação dos clientes.

Além disso, existem produtos que não seriam capazes de funcionar sem o uso dessa tecnologia.

O Google é a empresa que mais investe e se destaca na utilização da inteligência artificial em seus produtos. Além dela, existem outras gigantes como a Amazon, Microsoft, Tesla e diversas outras que têm aperfeiçoado os seus produtos nesse sentido.

O Google BERT, por exemplo, é baseado em inteligência artificial. Ele possibilita a tradução da língua humana para os dispositivos computacionais. Dessa forma, permite que o buscador entenda o que os seres humanos pesquisam e forneça-lhes respostas. 

A Amazon também trouxe ao mercado a Alexa, um software implementado em um serviço de voz que responde a comandos através da IA. 

Diversas outras empresas estão implementando a inteligência artificial, seja em seus produtos ou para atualizar o atendimento.

Outro aspecto importante foi a implementação da IA nos smartphones. Há alguns anos atrás só os modelos mais caros possuíam. 

Atualmente, não precisa comprar um celular potente para obter tal tecnologia, por exemplo. Afinal, qualquer modelo atual possui.

Para que serve a inteligência artificial?

A Inteligência artificial (IA) serve para automatizar procedimentos que antes só eram possíveis com o trabalho humano. Dessa maneira, há grande impacto na redução dos custos operacionais e em alguns casos até aumenta a produtividade.

Sendo assim, essa tecnologia tem impactado diretamente em nossas vidas, uma vez que as máquinas estão cada vez mais inteligentes e bastante ágeis.

Além disso, a IA está se tornando parceira de quem trabalha com marketing e vendas online. Afinal, além de otimizar vários procedimentos atualmente, atualmente é possível obter o mapeamento dos produtos para que a empresa tome ações mais  certeiras. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui