Você alinhou sua marca com seus valores mais altos e mais próximos? Sua marca segmenta seu cliente ideal com base em um conjunto específico de crenças ou causas? Se a resposta for sim, então você está engajado em marketing baseado em valores.

O marketing baseado em valores acontece quando uma marca se conecta com seu público com base em valores compartilhados. É uma estratégia focada no exterior, alimentada pela autenticidade e focada em fazer o bem no mundo. Além do que uma marca vende, o marketing baseado em valores busca ressoar com seu público- alvo em questões sociais e éticas estreitamente mantidas.

Então, o que é marketing baseado em valores? Como você pode tornar os valores centrais da sua marca parte de sua estratégia de marketing? Vamos descobrir.

O que é Marketing Baseado em Valores?

O marketing baseado em valores é uma estratégia de marketing ( Marketingdigital10.com.br ) que apela aos valores e à ética de seus clientes. A estratégia se concentra em fazer uma conexão genuína com o cliente além do interesse em um produto ou serviço. Forja um vínculo profundo entre marca e cliente. Quando as marcas e seus seguidores compartilham valores e agem de acordo com eles, elas tornam o mundo um lugar melhor.

Uma estratégia de marketing baseada em valores pode ajudar sua marca a estabelecer maior confiança com os consumidores. Quando você cumpre as promessas feitas por meio de seu marketing, estabelece que realmente praticará o que prega. As pessoas são apaixonadas pelas causas que apoiam e pelos valores que prezam. Se sua marca ressoar com eles de uma maneira poderosa, eles estarão ansiosos para se envolver com você e espalhar a palavra.

Uma grande variedade de empresas, incluindo TOMS Shoes , Whole Foods Market , Kashi , Patagonia e muitas outras, são conhecidas por sua abordagem baseada em valores para envolver seu público. Se sua empresa valoriza energia sustentável, alimentos cultivados organicamente, doando necessidades para pessoas necessitadas ou assumindo uma posição vocal contra o racismo, você pode incluir esses valores em seu conteúdo em todas as plataformas.

Como o marketing baseado em valores pode ajudar seu negócio?

O mundo está barulhento e lotado hoje em dia, com um fluxo constante de mídia de marca e campanhas de marketing. Os consumidores podem facilmente identificar declarações vazias e táticas de vendas manipuladoras. Eles são rápidos em romper com marcas, influenciadores e personalidades que não cumprem suas promessas, oferecendo apenas conteúdo fechado e argumentos de vendas sem educação real.

Demonstrar o marketing baseado em valores – e realmente viver esses valores – ajudará você a criar confiança com seu público. Um público que confia em sua marca, por sua vez, enviará seus amigos e familiares para você através do boca a boca. Você não apenas ganhará seguidores leais; eles trarão outros seguidores leais com eles.

Para que sua marca resista ao teste do tempo, você deve ter seguidores leais e engajados que estejam animados para compartilhar sua mensagem, produtos e serviços com seus amigos. Uma estratégia baseada em valores pode ajudá-lo a se relacionar com seu público-alvo e manter seus seguidores engajados a longo prazo.

O que os clientes procuram no marketing baseado em valores?

Há uma série de atributos que os clientes procuram em marcas que praticam o marketing baseado em valores. Alguns deles incluem:

  • Sistemas de valores familiares com os quais eles se alinham instintivamente com base em suas próprias experiências
  • Uma posição autêntica que mostra que a empresa acredita verdadeiramente nos valores que projeta
  • Decisões e acompanhamento da marca que provam que eles realmente mantêm esses valores próximos
  • Interações significativas com representantes da marca que solidificam o relacionamento abrangente do cliente com a marca
  • Suporte para organizações e causas específicas que seu público pode apoiar

Os consumidores se concentram na fidelidade à marca baseada na autenticidade, agora mais do que no passado. Se uma marca permanece fiel à sua mensagem, missão e valores, os consumidores valorizam isso. Como resultado, sua fidelidade à marca influencia na decisão de compra de seus produtos e serviços. Muitos consumidores da geração do milênio e da geração Z até dizem que estão mais dispostos a gastar mais dinheiro com negócios que se alinham com seus valores do que com aqueles que não se alinham.

Como você gira para o marketing baseado em valores?

Acha que o marketing baseado em valores pode ser a direção certa para sua marca? Para dinamizar sua estratégia de marca para incluir o marketing baseado em valores, comece fazendo o seguinte:

  • Defina (ou redefina) os valores centrais da sua marca
  • Revisite seu público-alvo; eles definirão como você comunicará seus valores daqui para frente
  • Estude concorrentes e marcas com as quais você se identifica para ter uma ideia melhor de como eles estão executando suas próprias estratégias de marketing baseadas em valores
  • Adapte sua estratégia ao identificar os principais valores de sua marca

Como qualquer outra estratégia, você precisará testar variações de sua abordagem e ficar de olho em seu engajamento e análise. Preste atenção às estratégias e tipos de comunicação que mais ressoam com seu público. Em seguida, replique essa abordagem.

Elementos de uma Estratégia Eficaz de Marketing Baseada em Valores

Uma estratégia eficaz de marketing baseada em valores é multifacetada e ressoa com o público em vários níveis. Seus valores estão no centro dessa estratégia, portanto, cada elemento de peça deve estar alinhado com esses valores ou você corre o risco de prejudicar a confiança de seus clientes.

Alguns exemplos de elementos de uma estratégia de marketing baseada em valores incluem:

  • Mensagens simples e inspiradoras que comunicam claramente o que você valoriza
  • Forte narrativa visual que apoia a narrativa que você está construindo
  • Ênfase na conexão e na narrativa compartilhada
  • Forte ênfase em compartilhamento social e conteúdo gerado pelo usuário
  • Ênfase em questões macro abrangentes (questões sociais, causas beneficentes etc.), enquanto incentiva microações de seu público

Uma vez que você incorporou esses elementos em sua estratégia – assim como quaisquer outros que você considere apropriados – continue compartilhando os resultados. Fazer com que seu público compartilhe conteúdo que inclua suas próprias ações ajudará a espalhar a mensagem e atrair mais seguidores.

Conclusão

O marketing baseado em valores traz seus consumidores para a vanguarda de suas campanhas de marketing, em vez de seus produtos ou serviços. É uma estratégia que apela aos seus valores mais profundos e constrói um forte relacionamento entre você e eles.

Reivindicações vazias e publicidade enigmática sobrecarregam os consumidores modernos. Portanto, eles são rápidos em descartar marcas cujos valores não ressoam com os deles. Eles também estão ansiosos para buscar marcas que incorporem seus valores. Alguns clientes estão até dispostos a gastar mais dinheiro com marcas baseadas em valores com as quais eles se identificam.

Depois de definir claramente seus valores fundamentais e determinar a melhor forma de comunicá-los, demonstre-os de forma consistente. À medida que você ganha a confiança de seu público e se envolve com eles com base em seus valores compartilhados, você atrairá mais clientes fiéis ao longo do caminho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui