Você está se perguntando qual é a importância da mídia social para as empresas, ou como você pode usar a mídia social da melhor forma para os negócios? Então continue a ler. 

De acordo com o significado, mídia social é um termo coletivo para plataformas online em que o usuário posta o conteúdo com pouca ou nenhuma intervenção de um editor profissional. 

Exemplos dessas plataformas são weblogs, fóruns e redes sociais como Facebook, YouTube, LinkedIn e Twitter. Além disso, as plataformas de mídia social são caracterizadas pelos termos ‘interativo’, ‘transparência’, ‘integração’, ‘troca’ e ‘diálogo’. Abaixo está uma pequena impressão.

Por que mídia social?

O uso de mídia social é enorme em todo o mundo. Quando você apenas olha para o Facebook, a magnitude torna-se imediatamente clara. De acordo com as estatísticas do Facebook, eles têm uma média de 2,45 bilhões de usuários ativos todos os dias. 

Acontece que o WhatsApp novamente obteve a melhor pontuação em 2019, com nada menos que 11,9 milhões de usuários diários, dos quais 9,1 milhões enviam um aplicativo diariamente. Em segundo lugar está o Facebook, que conta atualmente com 10,1 milhões de usuários, dos quais 6,8 milhões percorrem a linha do tempo diariamente.

É claro que esses números são impressionantes, mas por que você deveria usar a mídia social para negócios? Com o advento da web 2.0, por volta do ano 2001, a ‘voz’ dos consumidores adquiriu um alcance enorme. Chamamos isso de ‘conteúdo gerado pelo usuário’. 

Essa forma de conteúdo surge dentro das chamadas ‘comunidades de consumidores online’ e, às vezes, tem uma influência surpreendente. Por exemplo, canais de mídia social e influenciadores podem influenciar significativamente o comportamento e as escolhas de seus (potenciais) clientes. Por isso é importante que as empresas estejam presentes lá e participem das conversas.

8 razões para usar mídia social para empresas

Existem 8 razões para as empresas usarem as mídias sociais:

  1. Aumentar o conhecimento da marca

Ao usar as redes sociais, você aumenta a presença online da sua empresa. Ao aumentar o alcance de, por exemplo, sua marca de sapatos masculinos, os consumidores têm mais probabilidade de reconhecer sua marca ou nome de produto e o nome permanece como prioridade.

  1. Gestão de reputação online

Com o advento da web 2.0, ficou muito fácil para as empresas monitorarem o que os clientes pensam da sua marca na internet. Esteja aqui várias ferramentas para encontrar. Esta parte é muito importante para a gestão da reputação. 

Ao monitorar as mídias sociais, você, como empreendedor, pode responder rapidamente às reações de (potenciais) clientes e acompanhar o feedback negativo. Também é aconselhável monitorar e aprender com os concorrentes do setor.

  1. Influenciando o comportamento de compra

A rede de mídia social dos consumidores têm uma influência significativa no comportamento de compra. Os consumidores que seguem marcas nas redes sociais compram esses produtos com mais frequência e os recomendam regularmente em sua própria rede.

  1. Status de especialista

O perfil / weblog da empresa é uma excelente oportunidade para ser rotulado como um especialista pelo consumidor. Por meio de um perfil, você pode manter os consumidores informados sobre as novidades da sua empresa, mas também sobre o setor. Quando notícias relevantes são compartilhadas regularmente, o consumidor verá sua empresa como uma especialista.

  1. Gerar tráfego do site

Sempre que possível, é bom adicionar um link para o seu site nas mensagens postadas. Ao colocar atualizações regulares com um link, por exemplo, Twitter, Facebook ou LinkedIn, você pode gerar tráfego extra no site corporativo por meio de ‘cliques’. Links de entrada também são um fator muito importante no marketing de mecanismos de pesquisa.

  1. Influência nas classificações do mecanismo de pesquisa

Muitas plataformas de mídia social usam tags no-follow. Ou seja, os mecanismos de pesquisa não os rastreiam. Apesar disso, a mídia social costuma ter uma classificação muito alta nos mecanismos de pesquisa. 

Os testes mostram que as plataformas com uma seção social no perfil do link (ou seja, com links não seguidos) têm uma classificação melhor do que plataformas sem links não seguidos. Isso sublinha a importância de um perfil de link denominado “natural”. 

Quando as pessoas estão falando sobre o seu site (e fazendo links através das redes sociais), este é um processo natural. Os mecanismos de pesquisa valorizam muito as plataformas com um perfil de link natural.

  1. Nicho e marketing local

Com o advento das mídias sociais, o marketing de nicho se tornou ainda mais fácil. As empresas podem usar plataformas sociais para pesquisar especificamente por características demográficas e interesses, por exemplo. 

A mídia social também é excelente para serviços baseados em localização. Esses ‘Serviços Baseados em Localização’ são particularmente adequados para empresas que desejam informar seus clientes sobre as possibilidades específicas no local onde o cliente está localizado atualmente.

  1. Entrada de desenvolvimento de produto

Ao monitorar os canais de mídia social, você também obtém informações sobre os desejos do cliente. Esse input é excelente para inovar seus produtos. Embora muitas plataformas de mídia social sejam gratuitas, é preciso tempo e energia para estabelecer um plano de sucesso para formular o público-alvo, descobrir onde esse grupo-alvo está localizado e analisar o feedback.

Como você usa a mídia social para o seu negócio?

Ok, então a mídia social oferece muitas oportunidades. E agora? O primeiro passo é criar uma estratégia de mídia social bem pensada. Determine o que você deseja alcançar e ajuste os objetivos e KPIs de acordo. 

Visualize também o canal exato onde estão as oportunidades, para que você trabalhe de maneira direcionada. Fotografar com granizo costuma ser uma perda de tempo e não é muito eficaz. Portanto, certifique-se de ter um bom plano e perceberá que as mídias sociais também oferecem muitas oportunidades para sua empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui