O Telegram lançou um recurso que permite importar mensagens do WhatsApp, LINE e KakaoTalk, permitindo que os usuários migrem históricos de bate-papo inteiros do WhatsApp para o Telegram.

Esse novo recurso conta com a função “exportar chat” do WhatsApp, que permite exportar as mensagens em uma conversa como um arquivo de texto. Você também pode exportar fotos, vídeos, áudio e contatos em uma conversa.

Não é possível mover todas as suas conversas do WhatsApp para o Telegram de uma vez desta forma. Você deve acessar cada um de seus contatos e grupos e exportar todos os seus chats um por um.

Antes de decidir transferir todas as suas mensagens do WhatsApp para o Telegram, é importante saber como o Telegram armazenará essas mensagens.

Telegram “bate-papos na nuvem” vs. WhatsApp store-and-forward

Quando você envia uma mensagem pelo WhatsApp e pelo Signal, ela é criptografada no seu telefone e enviada para um dos servidores da plataforma.

A mensagem é então encaminhada – em seu estado criptografado – para a pessoa ou grupo para o qual você está enviando. Depois de entregue, a mensagem é excluída do servidor.

Em outras palavras, a mensagem não criptografada existe apenas no seu telefone e nos telefones das pessoas para quem você a enviou.

O Telegram construiu sua plataforma em uma filosofia totalmente diferente. Por padrão, o Telegram armazena e mantém mensagens em seus servidores, junto com as chaves para descriptografá-las.

Embora o Telegram ofereça um recurso de “chat secreto” que funciona de maneira semelhante à criptografia de ponta a ponta do WhatsApp e do Signal, não é possível importar suas mensagens do WhatsApp para um chat secreto do Telegram.

Os bate-papos na nuvem do Telegram têm a vantagem de poder fazer login em sua conta do Telegram de qualquer lugar e acessar todas as suas mensagens sem ter que restaurá-las de um backup.

No entanto, tem uma grande desvantagem: você precisa confiar que o Telegram não lerá o conteúdo de suas mensagens, não os venderá ou os monetizará de alguma outra forma no futuro.

Registro de privacidade do Telegram

O histórico do Telegram a esse respeito tem sido bom até agora.

Ele lutou contra uma tentativa do governo russo de forçar o Telegram a entregar as chaves de criptografia que o Serviço de Segurança Federal da Rússia queria usar para descriptografar as mensagens dos usuários.

A batalha entre o Telegram e o governo russo acabou levando ao banimento do serviço de mensagens na Rússia.

Isso, por sua vez, levou a um jogo de gato e rato de alta tecnologia que viu as autoridades russas bloqueando endereços de protocolo de Internet pertencentes à Amazon Web Services e ao Google em uma tentativa de impedir o acesso ao Telegram na Rússia. Muitos negócios locais foram temporariamente desligados como resultado da luta.

Em um FAQ em seu site, o Telegram afirma: “Até hoje, divulgamos 0 bytes de dados do usuário a terceiros, incluindo governos.”

Backups de nuvem WhatsApp

Para tomar uma decisão informada sobre os riscos de privacidade e segurança de migrar suas mensagens para o Telegram, também é importante levar em consideração o recurso de backup em nuvem do WhatsApp.

O WhatsApp oferece a capacidade de fazer backup de suas mensagens por meio de integrações com os serviços de armazenamento em nuvem do Google e da Apple. Os usuários do iPhone podem fazer backup de suas mensagens do WhatsApp no ​​iCloud, enquanto os usuários do Android podem usar o Google Drive.

É possível desabilitar backups em nuvem e optar por fazer backup manualmente de seus dados do WhatsApp.

Armazenados na nuvem ou não, esses backups não são protegidos pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.

Fazer backup de suas mensagens do WhatsApp na nuvem da Apple ou Google é, em princípio, semelhante a exportá-las e enviá-las para o Telegram.

Apple, Google e Telegram podem usar sua própria criptografia para proteger suas mensagens, mas também possuem as chaves para descriptografá-las.

Se desejar usar o recurso de backup em nuvem do WhatsApp, você deve decidir se confia na Apple ou no Google para manter seus dados protegidos e privados.

Da mesma forma, se você deseja migrar suas mensagens para o Telegram do WhatsApp, você deve decidir se confia nele para manter suas conversas seguras e privadas.

Outro fator a ser levado em consideração é que enquanto o WhatsApp oferece a opção de exportar suas mensagens, o Telegram não oferece um recurso semelhante em seu aplicativo móvel.

O cliente de desktop Telegram tem a capacidade de exportar todos os seus chats como HTML legível por humanos ou no formato JSON.

No entanto, ele não oferece o mesmo nível de granularidade ou facilidade de uso que o WhatsApp oferece atualmente.

Comparação de WhatsApp, Telegram e Signal

A tabela a seguir compara os principais recursos do WhatsApp, Telegram e Signal.

Não é abordada aqui a questão da coleta e monetização de informações de identificação pessoal por aplicativos de mensagens instantâneas.

Suas mensagens em plataformas gratuitas como WhatsApp e Telegram podem ser criptografadas e tratadas com respeito, mas isso não impede que essas plataformas coletem outros dados, como seus padrões de uso, contatos e número de telefone.

Para saber mais sobre isso, leia nosso relatório anterior: WhatsApp em comparação com as alternativas Telegram e Signal .

A política de privacidade e os termos de serviço atualizados do WhatsApp foram recentemente objeto de reação significativa nas redes sociais, fazendo com que o Facebook atrasasse a data limite para aceitar seus novos termos de uso do WhatsApp.

O Telegram também divulgou anteriormente que planeja lançar publicidade em grandes grupos de radiodifusão pública hospedados na plataforma. Ele apresentará sua própria plataforma de anúncios em vez de oferecer suporte e compartilhar dados do usuário com plataformas de anúncios de terceiros.

CaracterísticaWhatsappTelegramaSinal
Criptografia ponta a pontaSim (protocolo de sinal)Apenas em chats secretos (MTProto)Sim (protocolo de sinal)
Bate-papos em grupoMáx. 256 pessoasMáx. 200.000 pessoasMáx. 1.000 pessoas
Chamadas de vozsimsimsim
Chamada de Vídeosimsimsim
Chamadas de voz em grupoMáx. 8 pessoasMilhares de pessoasMáx. 5 pessoas
Vídeo chamadas em grupoMáx. 8 pessoasNão disponível aindaMáx. 5 pessoas
ID do usuárioApenas número de telefoneNúmero de telefone ou nome de usuárioApenas número de telefone
Armazenamento em nuvem / backupsBackups para servidores Google ou Apple disponíveisMensagens criptografadas armazenadas em servidores Telegram. O Telegram tem chaves para decifrá-los.Nenhum / backups manuais apenas
Software de criptografia de código abertosimNãosim
Software cliente de código abertoNãosimsim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui