Se você é um jogador de console e até mesmo de PC, já deve sabe que a TV é um dos pontos mais importantes na hora de otimizar a qualidade gráfica de seus jogos, não basta ter um console ou um PC com potência gráfica, a sua TV deve ter os requisitos proporcionais, para ter uma certa sinergia e rodar os jogos na máxima qualidade possível.

Há muitos modelos para escolher no mercado, e você deve se atentar para os detalhes como o tamanho, a marca, a tecnologia inteligente e o preço oferecido pela TV.

As especificações acima são relativamente simples de entender, um dos detalhes que pode ser complicado para uma pessoa quando está a procura da TV ideal, é tecnologia do painel que a TV possui.

Duas tecnologias que atendem os requisitos de jogadores de consoles e PCs são as TVs QLED e OLED, elas tem todo potencial para agradar os jogadores com suas qualidades.

Tecnologia QLED

QLED significa Quantum Dot LED TV, embora, curiosamente, seja mais um display LCD do que um display LED.

As TVs QLED envolvem essencialmente a colocação de um filtro de cores de pontos quânticos na frente de uma retroiluminação LCD tradicional.

Basicamente, isso significa que as TVs QLED usam tecnologia LCD atualizada.

No entanto, isso não significa que os visores QLED não ofereçam um produto visual de alta qualidade.

O filtro de cores de pontos quânticos resulta no contraste e na cor da tela sendo aprimorados e as TVs QLED da Samsung podem oferecer até 4.000 nits de brilho máximo em suas TVs de topo.

Para colocar isso em contexto, o HDR requer 1.000 nits.

Isso significa que as imagens HDR e 4K são aumentadas significativamente em comparação com a tecnologia LED tradicional.

Os novos consoles de jogos da Sony e da Microsoft – o PlayStation 5 e o Xbox Series X – suportam conteúdo 4K, o que significa que a qualidade visual aprimorada em 4K é um grande benefício para os jogadores.

As TVs QLED estão disponíveis principalmente na Samsung, embora existam algumas outras marcas que oferecem essa tecnologia.

Essas TVs são quase exclusivamente monitores de 4K, embora algumas das primeiras TVs 8K da Samsung também usem essa tecnologia.

Tecnologia OLED

Ao contrário do QLED, o OLED é uma tecnologia completamente diferente do LCD – que era comumente usada em TVs mais antigas.

OLED significa Organic Light Emitting Diode e funciona usando um filme entre dois condutores que emite luz quando conectado a uma corrente elétrica.

Uma das partes mais legais dessa tecnologia é a qualidade dos pretos produzidos por ela.

Isso ocorre porque os próprios pixels estão produzindo luz – o que significa que, quando a cor preta é necessária, a luz é totalmente desligada.

Outros benefícios desta tecnologia incluem taxas de atualização rápidas e grande contraste.

OLED ainda é uma tecnologia de volume relativamente baixo em comparação aos monitores LED tradicionais, mas está ganhando destaque à medida que o conteúdo continua a exigir telas melhores para exibir todos os seus benefícios.

Ele também é usado pela maioria dos principais fabricantes de TV além da Samsung, como LG, Panasonic e Sony.

Qual a melhor opção para jogos

Existem vantagens e desvantagens em ambas as tecnologias quando se trata de escolher a certa para jogar.

As telas OLED geralmente oferecem um contraste melhor, o que torna os jogos projetados para serem admirados por sua natureza cinematográfica mais divertidos.

Algumas dessas TVs – como as da LG – também vêm com a tecnologia G-Synch da Nvidia para tornar o jogo mais suave.

Por outro lado, as TVs QLED são capazes de exibir uma imagem muito mais brilhante, o que pode tornar a jogabilidade mais intuitiva, como se você estivesse jogando um jogo de tiro em primeira pessoa e precise detectar seus inimigos.

No entanto, os visores QLED e OLED vão oferecer a você uma experiência de jogo incrível, e a consideração mais importante não deve envolver o painel em si.

Você deve priorizar uma TV que tenha portas HDMI 2.1, pois elas suportam vídeo 4K a 120 Hz, bem como vídeo 8K a 60 Hz durante os jogos. Outros detalhes importantes também são o baixo atraso de entrada e a taxa de atualização variável suportada pela TV.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui