Início Aplicativos Como saber se o meu WhatsApp foi clonado 2023?

Como saber se o meu WhatsApp foi clonado 2023?

whatsapp application screenshot
Photo by Anton on Pexels.com

Você já se perguntou como saber se o meu WhatsApp foi clonado em 2023? Muitas pessoas têm caído em golpes passados por números de celulares clonados que fingem ser uma pessoa.

Esse golpe tem feito milhares de vítimas que acreditam que o usuário esteja precisando de algum tipo de ajuda financeira. Muitas pessoas não sabem que seus números foram clonados até que recebam mensagens suspeitas.

Então se você tem dúvidas sobre isso e quer saber se seu Whatsapp sofreu algum tipo de clonagem, continue lendo este conteúdo.

Como saber se o meu WhatsApp foi clonado 2023?

person in blue denim jacket holding black smartphone
Photo by cottonbro on Pexels.com

O Whatsapp é o aplicativo de mensagem mais popular entre os brasileiros. Seja para se comunicar ou fazer vendas, o aplicativo é bastante útil para quem quer ter uma resposta rápida com outra pessoa.

A plataforma desde 2014 pertence ao Facebook e ainda que conte com um sistema de segurança reforçado, ela é alvo constante de invasores mal intencionados.

As falhas no sistema fazem com que criminosos se aproveitem disso e consigam aplicar golpes em pessoas que não possuem um conhecimento avançado em tecnologia.

Por isso é importante sempre se manter alerta em relação a isso para que ninguém se utilize do seu nome ou de seus dados para passar golpes em outras pessoas.

Criminosos quando geralmente fazem a clonagem do seu número e vinculam ele em outro aparelho, automaticamente o seu número é deslogado de seu celular.

Isso porque o aplicativo não deixa que duas contas com mesmo número existam ao mesmo tempo. Então, caso isso aconteça, você será notificado.

Então, se você receber alguma mensagem para confirmar seu número no aplicativo, autentique seu aparelho na mesma hora para que os criminosos não tenham acesso a sua conta.

Abaixo listamos alguns pontos para você se atentar quanto ao uso do seu número em uma conta de whatsapp clonada.

1. Verifique mensagens estranhas

O Whatsapp não manda nenhum tipo de mensagem para você a não ser que você peça ou outra pessoa esteja tentando acessar sua conta. Então, caso você veja alguma mensagem pedindo a confirmação de códigos, suspeite que possa ser uma tentativa de acessar sua conta.

Uma vez que os criminosos tenham esses dados nas mãos, é possível que você conceda a eles o acesso para a sua conta. Então a primeira coisa em que você deve se atentar é quanto a isso.

2. Note alguma atividade suspeita

Um outro fator que pode indicar que seu Whatsapp está em uso em outra conta, é mandarem mensagem aos seus contatos através de outro número que não seja o seu e utilizar a sua foto para poderem enganar outras pessoas.

Infelizmente nesse caso somente a pessoa que foi contactada poderá te avisar sobre a situação, já que são números diferentes tentando se aproveitar de uma vítima que esteja nos seus contatos.

3. Observe sua conta

Muitas pessoas utilizam o Whatsapp Web que é uma ferramenta bem útil para conectar o aplicativo no computador. Só que se você não deslogar o app do computador, ele ficará acessível para quem quiser entrar.

Se você por um acaso acessou ele em algum computador e esqueceu de desconectar, outras pessoas podem acabar tendo acesso a sua conta.

Então observe se há movimentações na sua conta como mensagens enviadas, mensagens já lidas, falta de notificação, ou qualquer atividade que não seja comum.

Isso pode indicar que alguém esteja tendo acesso a sua conta e que provavelmente achará um jeito de dar golpes em seus contatos.

O que fazer caso sua conta tenha sido clonada?

A primeira coisa a se fazer é tentar alertar os seus contatos sobre qualquer tentativa de contato pedindo dinheiro ou informações pessoais. Dessa forma, ao tentar avisar seus contatos por meio de outra rede social, amenizam os riscos de alguém ser enganado.

A segunda coisa é tentar entrar em contato com o suporte do Whatsapp para que eles tentem tomar alguma providência e também entrar em contato com a sua operadora de celular.

Por último, é fundamental que você vá até a delegacia de crimes digitais e faça um boletim de ocorrência. Ainda que você não saiba quem é, é importante registrar esse tipo de ação pois dá a policia mais material para investigar possíveis suspeitos.

Assim, pode ser que com as denúncias que ocorram as autoridades vão atrás para saber quem são os criminosos que estão passando esse tipo de golpe.

Conclusão

Por fim, vimos então um pouco sobre como saber se o Whatsapp foi clonado e quais ações importantes de se notar e de se fazer. Como esse tipo de golpe tem sido bastante frequente, é importante ficar atento sobre isso.

Sendo assim, compartilhe este conteúdo com mais pessoas a fim de espalhar esse alerta para mais gente saber como ficar atento. Se este conteúdo lhe ajudou, deixe aqui seu comentário.

Nos diga também se você já passou por isso ou se conhece alguém que foi clonado.

Leia também: NsWhatsApp

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: