Como aceitar bitcoin no negócio?
Criptomoeda

Pós e contra do bitcoin

Bitcoins se trata de moedas digitais podendo ser compradas ou vendidas por qualquer pessoa, portanto existe prós e contras do bitcoin, e vamos te mostrar aqui quais são.

Muitos comércios já aceitam o bitcoin na hora da compra, além de você poder fazer compras online com essas moedas, além de poder pagar viagens, restaurantes entre outras coisas.

Em dez anos de existência, essa moeda digital conseguiu uma enorme capitalização de mercado, em torno de um milhão de dólares.

Isso quer dizer que, com esse enorme crescimento, essa moeda passou a ser bastante relevante no mercado econômico mundial. Mas, como tudo na vida, você ficará sabendo dos prós e contras do bitcoin.

Conheça agora os prós e contras do bitcoin

Prós

Existe muitas vantagens em relação ao uso do bitcoin no cotidiano, como por exemplo: você pode fazer transações com a moeda virtual ou até mesmo doar suas bitcoins, sem que tenha uma intervenção por meio do governo.

Ou seja, se você fizer uma doação com bitcoins, não é preciso declarar a origem d dinheiro.

Outra vantagem é que, com o bitcoin, o governo não tem autonomia de embargar a moeda virtual, da mesma forma que ele tem esse poder em relação a outras moedas.

Devido a ser uma moeda universal, ela é pode ser utilizada em vários países, o ideal é que antes de viajar, verificar se nos estabelecimentos do país que você vai visitar, aceitam a bitcoin.

Ela é uma moeda descentralizada, ou seja, não é controlada por nenhuma entidade. Seus agentes responsáveis estão espalhados em todo o mundo.

Ela é altamente segura, e isso é uma consequência da sua descentralização. Além disso, é possível receber a bitcoin em qualquer lugar do mundo.

Além do mais, não é necessário pedi permissão a ninguém para começar a usar e usufruir das possibilidades dessa moeda virtual, a hora que quiser, qualquer pessoa pode começar a utilizar a bitcoin.

E outra vantagem é que a bitcoin está com uma alta na sua valorização, por isso, essa moeda está sendo usada por muitos investidores como uma reserva de valor.

Mas nem tudo são coisas positivas, há alguns contras quando se escolhe uma moeda virtual como meio de investimento e transações.

Contras

Por ser um pouco complexo, isso pode impedir que muitas pessoas tenham acesso a essa moeda virtual, tornando assim, acessível apenas a uma parcela da população.

Mas não só isso, a volatilidade do preço é um empecilho, principalmente para as pessoas comuns, que querem um investimento que seja pautado na estabilidade em suas finanças.

Não podemos deixar de destacar também que, é necessário tomar bastante cuidado com hacks e possíveis golpes, principalmente os de pirâmide financeira.

Elas são passíveis de muitos golpes, principalmente por não serem reconhecidas pelos governos, e também por não possuírem regulamentos.

Isso gera consequências enormes, como por exemplo, os pagamentos feitos por bitcoins, não podem ser contestados.

As bitcoins não tem uma politica de reembolso, o que faz com que suas transações sejam bastante perigosas. Pois pessoas que fazem compras e vendas com as bitcoins estão passíveis de fraudes ou descumprimento de acordos.

Por ser uma moeda nova, mesmo sendo muito valorizada, seu processo de amadurecimento é ainda está no início, ou seja, ainda há recursos que devam ser implantados para o seu total desenvolvimento.

Essa moeda ainda é bastante volátil, principalmente por ser nova e também não haver nenhuma regulamentação, seu crescimento ou declínio pode se dar em questão de horas.

Por isso que é muito importante que os investidores tenham cuidado ao investir em uma bitcoin, pois o comportamento dessas moedas digitais ainda é uma incógnita.

Além do mais, cada país está agindo de maneira diferente em relação as questões das moedas digitais, por isso não tem um padrão de regras a ser seguido ou uma regulamentação para essas moedas, fazendo com que seja um ativo sem controle nenhum.

Na contração desse pensamento, é importante lembrar que a moeda nasceu justamente com o objetivo de fugir dessas regulamentações ou controle.

Em conclusão

Sabendo que existe prós e contras do bitcoin e, para quem deseja investir, é necessário entender como ela funciona e seus últimos fenômenos, com a finalidade de se antecipar em relação a eventuais mudanças.

Estuda-las é uma forma de conhecer melhor essa ferramenta de investimentos que por mais que seja tão nova, já modificou a maneira que o setor econômico se comporta.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *